quarta-feira, 21 de junho de 2017

A aldeia


Localizada entre o Minho e Trás-os-Montes, a aldeia de Vila da Ponte reúne características de ambas as regiões, o que faz dela um exemplar único das peculiares tradições regionais. Inserida no concelho de Montalegre, Vila da Ponte tem uma longa história, retratada nos vestígios arqueológicos e património que vai encontrando no Percurso Pedestre da Via Romana. A ponte que dá nome à terra, em granito, terá sido a primeira ponte a ser construída sobre a ribeira de Cabril. Atravesse-a e demore-se pela via romana, um percurso pedestre que proporciona um passeio prolongado e tranquilo pela história e património da aldeia, como os diversos monumentos funerários, entre castros e cistas, que atestam a presença de população há muitos séculos.

Também com marcas antigas ergue-se a Igreja de Vila da Ponte, um templo que terá servido para adorar outros deuses e, ao longo das épocas, foi acolhendo a religião vigente, sendo hoje uma importante igreja católica, dotada de um pequeno Museu Paroquial. Vila da Ponte possui ainda 26 moinhos, sendo a aldeia com mais moinhos do país! Além destas estruturas tradicionais em granito, que pode percorrer através do Trilho dos Moinhos, e dos canastros e forno comunitário que integram a rota do pão, encontra ali próximas, a 2 e a 4 quilómetros, duas barragens, onde pode usufruir de praias fluviais.

Demorar-se em Vila da Ponte é possível, na unidade de turismo rural aqui existente. Curta ou prolongada, na sua estadia aproveite para se deliciar com os produtos locais ainda hoje produzidos na terra, como o mel biológico Santa Maria e, como prato principal, sugere-se a vitelinha barrosa, uma raça autóctone muito apreciada.

Sem comentários:

Enviar um comentário