sábado, 28 de dezembro de 2013
Reconstrução do Pondarado (1949)
Publico, hoje, a reconstrução do Pondarado em 1949 sentida por Artur
Gonçalves Capela.
sábado, 21 de dezembro de 2013
segunda-feira, 14 de outubro de 2013
domingo, 15 de setembro de 2013
sábado, 17 de agosto de 2013
sexta-feira, 19 de julho de 2013
terça-feira, 2 de julho de 2013
segunda-feira, 24 de junho de 2013
segunda-feira, 6 de maio de 2013
sábado, 20 de abril de 2013
quinta-feira, 14 de março de 2013
Simulação de acidente em Vila da Ponte
Vila da Ponte, aldeia do concelho de Montalegre, foi a localidade escolhida para a realização de uma simulação de um acidente de viação, pelos bombeiros voluntários do concelho. O cenário foi pensado ao pormenor e, depois de encenado o embate da viatura, foi acionado o "socorro" para o local. A este responderam as corporações de Salto e Montalegre. Já no local, a trabalhar em equipa, desempenharam as nobres funções de "soldados da paz", como se de realidade se tratasse.
terça-feira, 29 de janeiro de 2013
Montalegre - José Dias Baptista
"Montalegre" livro escrito pelo vilapontense José Dias Baptista tem muitas referências à aldeia de Vida Ponte.
Ponte de Vila da Ponte
Ponte em granito, que se acredita ter sido a primeira ponte a ser construída sobre a ribeira de Cabril. Apresenta um tabuleiro em cavalete, com a rampa ao lado esquerdo maior que o do direito e o pavimento em lajeado, assente em três arcos de diferentes tamanhos, os quais crescem da esquerda para a direita. Os dois mais pequenos são de arcos perfeitos, enquanto o terceiro é levemente apontado. Na margem direita, à entrada da povoação, existe um cruzeiro com moldura e inscrição frontal.
Fonte: igogo
Igreja de Vila da Ponte
Antes de ser igreja era Capelanis da Igreja de Santa Marinha. A Padroeira da Vida Ponte é Santa Maria Madalena. Inicialmente a Igreja era mais pequena, tendo sido acrescentada várias vezes devido ao aumento populacional. A última alteração foi feita em 1710. No exterior podemos encontrar um sopé que servia de apoio à pessoa que puxava a gramalheira, para tocar o sino. Este sopé encontrava-se junto à porta principal, onde ainda se pode verificar o desgaste provocado pela gramalheira. Atualmente foi colocado noutro local, uma vez que já não é utilizado, pois foi construída, em 1950, uma torre sineira, onde também se pode ver um relógio. Ainda no exterior, podemos ver também duas pias batismais, sendo que a primeira e a mais antiga se situa perto da porta principal desta igreja e foi esculpida pelos fins do século XIII ou princípios do séc XIV. É um monumento da época do romântico e é um dos mais antigos exemplares existentes no Barroso. Na igreja destaca-se o púlpito, o altar do sagrado coração "gótico" e o cadeirão do Bispo, que tem os sinais representativos da povoação: a ponte, a nogueira, a cruz e a pomba. A casa que se encontra ao lado da igreja tinha o privilégio de ter uma porta que dava acesso direto à igreja através da eira.
Esta regalia deve-se ao facto de os donos da casa cederem o espaço da eira para se fazer o carolo (comemorações fúnebres) aquando do falecimento de alguém.Fonte: igogo
Cistas da Portela do Gorgulão - Vila da Ponte
"Conjunto de dois monumentos que se acredita terem sido sepulturas para adultos, dos quais já só existe o segundo. O primeiro monumento era uma sepultura individual, do tipo cista, edificada com lajes de granito local, com uma altura aproximada de 0,50 metros e 1,5 metros de comprimento. Foi encontrada em Março de 1931 quando se efetuavam trabalhos agrícolas no local, possuía três vasos cerâmicos, fragmentados na altura do achado. Atualmente, já não existe. A segunda cista do Gorgulão foi encontrada em 1994, aquando da construção da residencial "A Cista", contendo apenas um vaso cerâmico. As lajes laterais tem aproximadamente 2,27 metros de comprimento e uma delas foi fracturada. As duas lajes que recobriam o túmulo são de formato irregular e tem cerca de 0,90 metros de comprimento por 1,06 metros de largura. O monumento foi colocado a cerca de 20 metros do local original, no jardim da residencial."
Fonte: igogo
Castro de Andelhe - Vila da Ponte
"Outeiro sobre a margem esquerda da ribeira de Andelhe, sobranceiro à EN 103. Destacam-se os vestígios de fortificação, nomeadamente das duas linhas de muralha que circundam o povoado. A mais interior, com orientação Norte-Sul, é também a mais evidente, tem cerca de três metros de largura e o enchimento é em terra e cascalho. A defesa é ainda complementada por pedras fincadas na encosta Norte e por um fosso, do lado Sul, onde o acesso seria mais fácil. Este foi totalmente escavado na rocha a parte dele é atualmente usado como caminho. Apresenta ainda um belo troço de muralha de aparelho trapezoidal nitidamente pré-romano. Do local obtêm-se uma ampla visibilidade sobre o Rabagão, para Noroeste, sobre a serra do Larouco, e a serra do Barroso, para Sul."
Cruzeiro em Vila da Ponte
O cruzeiro, perto da Capela em Vila da Ponte, é o mais alto da região de Barroso e foi construído em 1943 aquando da comemoração do Tratado de Zamora. Em um dos lados pode-se ver a gravação de um em Latim "A Cruz e a Ponte, ambas são Pontes, uma atravessa o rio, outra conduz à pátria eterna".
Fonte: Igogo
terça-feira, 8 de janeiro de 2013
Subscrever:
Mensagens (Atom)